ENSINO FUNDAMENTAL

amplo, dinâmico e aberto às transformações

O Ensino Fundamental do Colégio Integrado XV de Novembro é amplo, dinâmico e aberto à transformações, visando preparar o aluno para cidadania e a vivência em sociedade, buscando despertar uma visão de mundo até então desconhecida, estimulando seu senso crítico e criativo.

O Ensino Fundamental busca despertar no educando uma visão de mundo até então desconhecida tornando-o crítico e criativo na busca pela aquisição de conhecimentos que possam transformar o contexto em que vivem.

Do 1º ao 5º ano, nossa equipe pedagógica busca consolidar a formação básica do aluno com estímulos à construção do conhecimento nas mais diversas áreas do saber. Metas a serem alcançadas nessa fase são baseadas em habilidades fundamentais que serão levadas pelos alunos por toda vida: o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

O ingresso no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), o aluno está em um período de intenso desenvolvimento nos campos biológico, psíquico e social. Além disso, o cotidiano escolar se altera mais uma vez, com a introdução de novas disciplinas no currículo e, por consequência, a convivência com um maior número de professores. O aluno amplia suas competências cognitivas no mesmo ritmo em que o grau de exigência do colégio aumenta.

Características do material didático

Em meio a muitos e variados saberes o Sistema Etapa selecionou os mais relevantes para elaborar um material didático que leve o aluno a despertar sua vontade de aprender e experimentar nesta fase do aprendizado.

Colorido, bem ilustrado e expressando ideias por diferentes formas de linguagem, de modo a facilitar a compreensão, o material, entregue em oito distribuições durante o ano, possibilita uma formação integral da criança, para que ela tenha condições de adquirir conceitos, desenvolver habilidades, estimular capacidades afetivas e formar atitudes e valores.

No 1º ano, o material do Sistema Etapa já contempla as competências e habilidades estabelecidas na nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Nesta fase do ensino ocorre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

A alfabetização é feita com apoio musical, com canções cujas letras estão nas apostilas e as melodias podem ser baixadas no Portal do Parceiro via desktops, laptops ou dispositivos móveis.

Os cadernos seguem uma ordem de utilização mensal, com página de abertura apresentando os assuntos por meio de curiosidades e desafios, reunindo as matérias num mesmo volume: Matemática, Geometria, Português, Ciências (laboratório), Geografia e História.

O ensino é trabalhado pelo princípio da Espiral Crescente, em que os conceitos apresentados são constantemente retomados e ampliados, permitindo ao aluno acompanhar os conteúdos de forma comparada e gradativa.

• A Geografia é trabalhada com a finalidade principal de levar os alunos a compreender de forma mais ampla a realidade, conhecer o espaço geográfico e sua relação com a natureza.
  • Em História, o enfoque é voltado para a compreensão das semelhanças e diferenças e das transformações presentes e passadas no modo de vida da localidade e do grupo social do aluno, incluindo datas comemorativas.
  • Os conteúdos de Ciências são abordados de forma inovadora e estimulante, principalmente pelas práticas em laboratório.
  • As atividades de Português sempre partem de um texto de abertura. São estudados interpretação, gramática aplicada, exercícios de ortografia e oficina de textos.
  • Em Matemática, desde o 1ºano começa a estruturação de fundamentos da Geometria, que se aprofundarão nos anos seguintes;

Através de um material moderno e atualizado, as disciplinas são distribuídas ao longo de oito volumes anuais com capítulos cuidadosamente organizados e ilustrados de modo a estimular interesse.

Por meio de textos, fotos, desenhos, mapas, gráficos, infográficos, exercícios resolvidos e textos complementares, a teoria é exposta de forma envolvente e cativante.

Nesta fase o aluno tem um contato prévio com uma série de assuntos que serão desenvolvidos com maior profundidade no Ensino Médio. Considerando a construção da melhor base para esse avanço, a prática educacional é realizada pelo método da Espiral Crescente, em que os conceitos são distribuídos pelas séries e retomados constantemente, possibilitando o aprendizado mais completo e aberto.

É dada continuidade do ensino da Geometria iniciado no Ensino Fundamental I e os alunos estudam Química, Física e Biologia separadamente. Essas três disciplinas contam ainda com atividades de laboratório – acompanhadas por apostila específica – em que são aplicados os conhecimentos adquiridos em sala de aula de modo prático e dinâmico.